Minha lista de blogs

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aula de Ciências (23/07)

Segunda-feira (23/07)

CIÊNCIAS

O REINO ANIMAL E SUAS CARACTERÍSTICAS

         Os animais fazem parte do Reino Animal, e nós, seres humanos, também pertencemos a esse grupo. A ciência que estuda os animais chama-se Zoologia.
         O conjunto de animais de diferentes espécies que vivem numa mesma região é chamado de fauna.
            A fauna do planeta é muito variada, existem animais que vivem nos diversos locais, com características completamente diferentes de uma região para outra. Assim, para facilitar o estudo, os cientistas dividiram os animais em grupos, cujos nomes são utilizados por estudiosos do mundo.
            Os animais são ordenados em grupos de acordo com suas características, como o hábitat (local onde vivem), a alimentação, a presença ou não de coluna vertebral etc.

Classificação dos animais:

Vertebrados: os animais que pertencem ao grupo dos vertebrados possuem um eixo de sustentação constituído por vértebras, conhecido como coluna vertebral. Este grupo é dividido em cinco classes: mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios, que conheceremos mais adiante.

Saiba mais: 
http://www.brasilescola.com/animais/definicao-um-vertebrado.htm
 


Invertebrados: são animais sem coluna vertebral, ou vértebras, que vivem em todos os ambientes do planeta: terra, água ou ar. Dentre eles, podemos encontrar seres muito simples, como as esponjas e seres mais complexos, como os polvos e as formigas.

Saiba mais:

                             http://www.brasilescola.com/animais/invertebrados.htm 


Quanto à alimentação:

Herbívoros: nome dado aos animais que se alimentam de vegetais.
Carnívoros: nome dado aos animais que se alimentam de carne ou de outros animais.
Onívoros: nome dado aos animais que se alimentam tanto de vegetais quando de carne ou de outros animais. O homem é um exemplo.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário