Minha lista de blogs

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Relações alimentares no ecossistema






Cadeias alimentares

            As relações alimentares entre os organismos nos ecossistemas ficam evidentes nas cadeias alimentares, ou tróficas *. As cadeias alimentares representam uma seqüência de organismos, na qual cada ser vivo representado se alimenta do que antecede e serve de alimento o que o sucede.



As setas mostram o trajeto do alimento, ou seja, o ser vivo indicado antes da seta servirá de alimento para o ser vivo indicado após a seta. Perceba que 3 setas chegam ao decompositor, mostrando que as bactérias e os fungos podem se alimentar de plantas, gafanhotos e aves quando esses seres morrerem.

Os elos das cadeias alimentares

            De modo geral, as cadeias alimentares seguem o exemplo apresentado: tem produtor, um ou mais consumidores e decompositores.
            Cada posição na cadeia alimentar é chamada de nível trófico. Assim, os níveis tróficos existentes são:
  • Primeiro nível trófico: é ocupado pelo produtor.
  • Segundo nível trófico: é ocupado pelo consumidor que se alimenta de produtores. São também chamados de herbívoros ou consumidores primários.
  • Terceiro nível trófico: é ocupado pelo consumidor que se alimenta de consumidores primários. São também chamados de carnívoros ou consumidores secundários.
  • Quarto nível trófico: é ocupado pelo consumidor que se alimenta de consumidores
  • secundários. São também chamados de carnívoros ou consumidores terciários.

Responder

1)     Pesquisar no dicionário o significado da palavra trófico.
2)     Discrimine o alimento de cada um dos animais.
 

4 comentários: