SALVADOR , A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL
A construção da cidade
Nos navios que trouxeram os portugueses, vieram também materiais de construção e trabalhadores. Assim, foram trazidos, em pequenas quantidades, telhas, cal e tijolos.
Materiais da própria terra
A maior parte do material para construir a cidade, porém foi retirada da própria terra. A madeira foi utilizada para construir uma fortaleza e mobília de casas. As paredes das moradias foram construídas com barro e ripas de madeira, a chamada taipa.
Salvador cresceu rapidamente
Em poucos anos, o número de casas e a população aumentaram bastante. Nos navios que chegavam, além de homens, vinham cabeças de gado, mudas de cana-de-açúcar, coqueiros.
Foi em Salvador que também desembarcaram as primeiras mulheres portuguesas: eram três irmãs.
A chegada dos africanos
O porto de Salvador foi um dos principais locais de desembarque de escravos africanos no Brasil. Em Salvador e nas proximidades, os escravos trabalhavam vendendo produtos, na construção de casas e igrejas, nos serviços domésticos e, principalmente, nos engenhos de açúcar.
Salvador se destaca no presente pela forte influência africana na cidade. Essa influências chama a atenção de turistas do mundo inteiro. Ela aparece, por exemplo, na dança, na culinária e na religião.
Salvador uma grande cidade
Por volta de 300 anos atrás, Salvador tornou-se uma grande capital, embelezada por praças, igrejas e casarões.
Na cidade, as pessoas mais ricas, moravam em sobrados divididos em várias dependências.
As pessoas mais pobres viviam em casas térreas, em ruas estreitas e escuras, afastadas do centro.
Atualmente Salvador é uma das cidades que mais recebem turistas em nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário